Main Menu

Morro do Presépio

 

Morro do Presépio

O Morro do Presépio foi inaugurado pelos Missionários Redentoristas em dezembro de 2006.
O espaço de visitação, localizado entre o Centro de Apoio ao Romeiro e o heliporto, ao longo das escadas de acesso ao estacionamento superior, oferece várias atrações: gruta, cascatas, lago, mirante e mais de sessenta imagens.
Todo o projeto foi ceoncebido pelo Missionário Redentorista Pe. Ronoaldo Pelaquin. Ele informa que o novo espaço foi idealizado para oferecer aos devotos um espaço de visitação com interação e entretenimento ao longo da escadaria entre o estacionamento superior e a Basílica.
Segundo ele, a idéia era criar um presépio que tivesse uma ligação de idéias entre o momento histórico do nascimento de Jesus em Belém e Aparecida, onde toda a história nasceu das águas do Rio Paraíba. Por isso foi usado como temática a água, que faz o nexo entre os dois ambientes.
O centro de todo o ambiente é a gruta de Belém de onde brotam as cascatas, com suas águas rolando até o poço dos três pescadores, que têm nas mãos a imagem da Senhora Aparecida.
“A água que brotou da fonte da vida em Belém continua a jorrar até hoje em todo o mundo e, em Aparecida de modo especial, onde os três pescadores pescaram, nas águas do Rio Paraíba, a imagem da Senhora da Conceição, Mãe de Jesus”, completa padre Pelaquim.
As esculturas em tamanho natural, feitas em cimento, são obras do escultor Alexandre de Moraes.
As cascatas e a arte final em pedras foram realizadas pela companhia Art Stones, da cidade de Caldas Novas, de Goiás.
Na área de 7.345 metros quadrados do Morro do Presépio é possível observar um campo de pastores com suas ovelhas, a trilha dos Reis Magos, os anjos do anúncio do nascimento de Jesus, e uma grande estrela suspensa sobre raios de mais de dez metros de altura.
Todo o ambiente do “Morro do Presépio” é constituído por muitas pedras e uma vegetação que lembra Israel, por muitos ângulos curiosos, escadas e bancos; além do “Poço do Pescadores” onde se encontra a canoa com os três pescadores, rodeada por estátuas figurando os romeiros atuais.
“No alto do conjunto da obra existe um belvedere de onde se tem uma vista belíssima do Santuário e de grande parte da cidade, do Vale do Paraíba e da Serra da Mantiqueira”, destaca.
Todo o conjunto de obras do Morro do Presépio foi construído com infra-estrutura para recepção de pessoas com deficiência: rampas de acesso e piso apropriado para que os cadeirantes conheçam todos os atrativos.
As pessoas que não puderem fazer o percurso andando, por motivo de deficiência física, doença, idade avançada ou gravidez, serão transportadas gratuitamente do Santuário até o estacionamento superior, descendo de lá em cadeiras de rodas.
A obra, iniciada em julho de 2006 e concluída na primeira quinzena de dezembro, é mais um presente da “Campanha dos Devotos” para os romeiros e visitantes do Santuário Nacional.
Som ambiente e nova iluminação – No dia 19 de junho de 2010, após celebração no Santuário Nacional, o Morro do Presépio ganhou nova iluminação e música ambiente.
No novo projeto, a iluminação fica por conta dos postes coloniais colocados em todo o espaço.
O som ambiente proporciona um clima de espiritualidade e meditação durante a visita.

 

Garanta sua hospedagem com acesso perto ao Morro do Presépio

Clique Aqui



Quer receber ofertas de até 50% a menos em sua reserva?

Inscreva-se abaixo em nossa lista de promoções para Aparecida do Norte, e receba notificações de hotéis com até 50% de desconto!