Main Menu

Memorial Pe. Vitor Coelho

Memorial Pe. Vitor Coelho de Almeida

Localiza-se no pátio interno do antigo Convento, fundado em 1912 pelos Padres Redentoristas.
Ambos formam um conjunto arquitetônico característico do início do século XX.
O Memorial dos Missionários Redentoristas situa-se na Praça da Matriz Basílica (Basílica Velha) e foi inaugurado em outubro de 1998.
No local é possível conhecer a história dos Missionários Redentoristas na cidade de Aparecida, mais particularmente a história de um deles, Padre Vítor Coelho de Almeida.

memorial pe. vitor coelho

É também no Memorial que uma pequena capela, de estilo gótico construída em 1926, abriga, no piso superior, o túmulo do Padre Vítor.
Fundador da Rádio Aparecida, esse Missionário conseguiu, através da Rádio Aparecida, a propagação da devoção à Nossa Senhora Aparecida, que o tornou conhecido como o “Apóstolo do Rádio”.
O ambiente é de muita tranqüilidade e paz. Induz o visitante à oração e à contemplação, favorecidas pela música ambiente gregoriana.

memorial

O espaço ainda conta com:
– Cripta: Abriga 103 urnas com os restos mortais dos padres e irmãos redentoristas falecidos desde 1898;
– Museu de Santo Afonso: ocupa o primitivo Chalé, onde foi instalado em outubro de 1898, o Seminário Redentorista de Santo Afonso. Contém grande acervo da história redentorista como objetos sacros, livros, quadros e pertences dos antigos padres alemães e brasileiros, imagens em madeira e terracota do século XVIII e XIX, entre outras obras arte. Na última sala, em homenagem ao Padre Vítor, ficam expostos objetos de uso pessoal do Servo de Deus, Pe. Vítor Coelho;
– Capela do Memorial;
– Orquidário do Padre Vítor, com orquídeas plantadas por ele, jardins e corredores com quadros e telas artísticas.

 

Funcionamento:

» Segunda – feira: 9h às 12h30 – 13h30 às 16h30
» Terça – feira: não funciona
» Quarta – feira: 9h às 12h30 – 13h30 às 16h30
» Quinta – feira: 9h às 12h30 – 13h30 às 17h
» Sexta – feira: 9h às 12h30 – 13h30 às 17h30
» Sábado: 8h às 18h
» Domingo: 7h30 às 16h30
Durante semana somente visitação ao Túmulo do Pe. Vítor Coelho de Almeida – CSsR e ao orquidário. Aos finais de semana visitação também ao Museu de Arte Sacra.
Padre Vitor Coelho de Almeida – Padre Vítor nasceu em Sacramento (MG) no ano de 1899. Fez votos na Congregação do Santíssimo Redentor em 1918, ordenando-se sacerdote em 1923.
Após passar por uma grave doença e, conseguindo a cura da tuberculose, Pe. Vítor dedicou-se à evangelização dos romeiros e ouvintes da Rádio Aparecida, falecendo em 1987.
Seu processo de beatificação foi introduzido a 12 de outubro de 1998.

 

Veja outros Pontos Turísticos como este memorial, Clique Aqui



Quer receber ofertas de até 50% a menos em sua reserva?

Inscreva-se abaixo em nossa lista de promoções para Aparecida do Norte, e receba notificações de hotéis com até 50% de desconto!